sábado, 20 de julho de 2013

An Nasr - O Socorro

Capítulos curtos do Alcorão - 110º Capítulo - An Nasr

Tradução e explicações do Prof. Samir El Hayek:

Este é o mais curto capítulo do Alcorão, com apenas três versículos. Foi revelado Medina, durante a peregrinação da despedida, na qual Mohammad foi visitar Meca pela última vez antes de morrer. Trata-se, portanto, de uma conclusão sobre os problemas e dificuldades que os muçulmanos tiveram de enfrentar desde o início da revelação do Alcorão, com todas as perseguições, impedimentos e guerras. Depois de tudo isso, os muçulmanos conseguiram não somente sobreviver, mas ampliar a religião do Islamismo. Então, em poucos versículos, Allah lembra aos muçulmanos que toda graça e salvação vem Dele, e quando isso acontece, devemos agrader-Lhe. Quando coisas boas acontecem, devemos agradecer a Allah.

1- Quanto te chegar o socorro de Allah e o triunfo,
2- E vires entrar a gente, em massa, na religião de Allah,
3- Celebra, então, os louvores do teu Senhor, e implora o Seu perdão, porque Ele é Remissório.

Explicações do Prof. Samir El Hayek:
Caçado e perseguido, o profeta emigrou de Meca para Medina. Ali todas as forças da verdade e da virtude se congregaram em torno dele, resultando que os esforços dos líderes de Meca e dos seus cúmplices para destruírem o profeta e a sua comunidade recaíram sobre as suas próprias cabeças. Gradualmente, todas as partes distantes da Arábia enfileiraram-se em torno dos preceitos do Islamismo, fazendo com que a conquista de Meca, sem derramamento de sangue, se constituísse na coroação e no prêmio por sua paciência e constante porfia. Depois disso, tribos inteiras e tratos de territórios ofereceram coletivamente a sua adesão a ele, sendo que antes da sua missão terrena findar, o campo estava preparado para a conquista do vasto mundo do Islamismo.
Qual foi a lição a ser aprendida neste pequeno epítome da história do mundo? Não, naturalmente, a vanglória do homem, mas a humildade; não o amor pelo poder, mas a disposição em servir; não uma exortação ao egoísmo do homem, mas à conscientização da Graça e da Misericórdia de Allah, bem como da intensa difusão do aprazimento de Allah, em palavras e em conduta.
Toda pessoa deve-se humilhar perante Allah, confessar suas fragilidades humanas e pedir as mercês de Allah, atribuindo a qualquer sucesso que ele consiga em seu trabalho não a seus próprios méritos, mas à bondade e graça de Allah. O profeta, porém, tem outra tarefa e privilégio: o de pedir graça e o perdão para seus seguidores em caso de algum deles se exaltar após as vitórias, ou fazer algo que não poderia ter feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário