Capítulos curtos do Alcorão - 87º Capítulo - Al A'la
Tradução e comentários do Prof. Samir El Hayek:
Neste capítulo de 11 versículos o muçulmano glorifica a Deus em todo seu esplendor, lembrando Suas benevolências e o caminho correto a seguirmos. Deixa bem claro que o caminho correto está esclarecido tanto no Alcorão como nos ensinamentos do profeta Maomé. Portanto, não é difícil segui-lo. Tudo depende de nosso livre-arbítrio.
1- Glorifica o nome do teu Senhor, o Altíssimo,
2- Que criou e aperfeiçoou tudo;
3- Que tudo predestinou e encaminhou;
4- E que faz brotar o pasto,
5- Que se converte em feno.
6- Ensinar-te-emos a recitar (a Mensagem), para que não esqueças,
7- Senão o que Deus permitir, porque Ele bem conhece o que está manifesto e o que é secreto.
8- E te encaminharemos pela (senda) mais simples.
9- Admoesta, em caso da admoestação ser proveitosa (para eles)!
10- Ela guiará aquele que é temente.
11- Porém, o desventurado a evitará;
Explicações do Prof. Samir El Hayek:
A palavra "Senhor", por si só, é inadequada para representar Rabb, aqui empregada. Porque ela implica em adoração, resguardo do mal, custódio, e garantia de todos os meios e de todas as oportunidades de desenvolvimento.
O caminho a trilhar, no Islamismo, é simples e fácil. ele não depende de mistérios obscuros ou de auto-flagelo, mas de uma conduta virtuosa, humanitária e concorde com as leis da natureza humana, implantadas na humanidade por Deus. Pelo contrário, a perfeição espiritual é mais difícil de ser conseguida, porto que ela implica em uma completa rendição, da nossa parte, em todos os nossos relacionamentos, pensamentos e completa rendição, da nossa parte, em todos os nossos relacionamentos, pensamentos e desejos; contudo, depois desta rendição, a Graça Divina tornará fácil o nosso caminho.
Os casos em que a admoestação de fato surte proveito espiritual e aqueles em que ela não surte, são mencionados mais adiante, nos versículos de 10 a 13, respectivamente. A Mensagem de Deus deverá ser proclamada a todos. Todavia, admoestações especiais e pessoais são também dirigidas àqueles que se devotam à Mensagem, e em cujos corações há o temor a Deus; no caso daqueles que fogem dela e a desvirtuam, tal admoestação especial e pessoal mostra-se inútil. São aqueles desafortunados, que preparam a sua própria ruína.
Recitação do Capítulo Al A'la - O Altíssimo em árabe