sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O Islamismo e os costumes locais

Será que o Islamismo é responsável por isso????



Não raras vezes nos deparamos com notícias alarmantes vindas de países islâmicos: mulheres que tiveram seus clítoris cortados para não sentirem prazer, meninas que se casam com adultos e são desvirginadas na primeira noite, entre outras notícias.
Além do fato de que a mídia ocidental tem especial "prazer" em colocar o Islamismo em uma situação constrangedora, ficam as dúvidas a respeito de cada um destes atos. Será que o Islamismo prega ou defende este tipo de ação? Quando um homem corta o órgão sexual de uma mulher ele está seguindo uma lei do Alcorão Sagrado? Quando um homem se casa com uma menina de 10 anos e procura ter relações sexuais com ela ele está seguindo um costume normal na religião islâmica?

A resposta para ambas as perguntas é a mesma: não! O que acontece é uma confusão grandiosa a respeito do que são "costumes locais" com "costumes religiosos". O ato de mutilar uma mulher não tem relação alguma com o Islamismo: em nenhum versículo do Alcorão ou ensinamentos do profeta Mohammad existe uma linha sequer pregando ou mesmo defendendo tal ato. Este tipo de prática já era recorrente nestes países antes do advento do Islamismo, ou seja, já era um costume tribal que o Islamismo não criou, mas também não conseguiu interromper. Da mesma forma o casamento com crianças não é uma prática defendida pelo Islamismo. Até podem ocorrer o casamento formal entre um adulto e uma criança, mas a consumação do casamento só deverá ser realizado quando a menina se tornar uma mulher.

Costuma-se confundir estes costumes que são anteriores ao Islamismo como se fossem práticas exclusivas da religião ou defendidas por ela. Não há nenhum rigor histórico em se analisar as informações e se atribuem ao Islamismo uma série de ações que nada têm a ver com ele.  Da mesma forma que o Terrorismo não é comum a todos os muçulmanos, nem mesmo é defendido no Alcorão, não se pode atribuir costumes locais a práticas religiosas.

Fica a dica.

2 comentários:

  1. Meus parabens pelo seu post, uma pena que nós brasileiros sejamos um povo de tamanha ignorancia religiosa e cultural ! Abraço

    ResponderExcluir