domingo, 9 de fevereiro de 2014

At Táric - O Visitante Noturno

Tradução de capítulos do Alcorão

At Táric - O Visitante Noturno - 86º Capítulo do Alcorão:

"Cada alma tem sobre si um guardião angelical". Sobre isso versa este capítulo, anunciando a proteção e o acompanhamento que Deus nos envia. Os anjos não apenas nos protegem, mas também registram todos os nosso atos. E não devemos levar isso ao pé da letra: este registro é feito por Deus, dentro de sua onisciência. No final apresento a recitação deste capítulo.
1- Pelo céu e pelo visitante noturno;
2- E o que te fará entender o que é o visitante noturno?
3- É a estrela fulgurante!
4- Cada alma tem sobre si um guardião angelical.
5- Que o homem considere, pois, do quê foi criado!
6- Foi criado de uma gota ejaculada.
7- Que emana de entre a espinha dorsal e das costelas.
8- Sabei que Ele é capaz de ressuscitá-lo!
9- Isso se dará no dia em que forem revelados os segredos,
10- E em que o homem carecerá de poder e de um socorredor.
11- Pelo céu, que proporciona a volta da chuva.
12- E pela terra, que se fende com o crescimento das plantas,
13- Que esta é a palavra que distingue o bem do mal,
14- E não entretenimento.
15- Em verdade, eles conspiram intensivamente contra ti,
17- Tolera, pois, os incrédulos; tolera-os, por ora!

Explicações do Prof. Samir El Hayek:

A invocação, aqui, constitui-se de um singelo e místico símbolo, a saber, o céu, com o seu visitante noturno, sendo que a proposição substantiva se encontra no versículo 4: "Cada alma tem sobre si um guardião angelical". No capítulo anterior, constatamos a perseguição aos partidários da Causa de Allah, e ficamos cientes de como Allah os protegeu. Aqui é apresentado o mesmo tema, mas sob outro aspecto. Na escuridão do firmamento aparece mais brilhantemente a luz da mais brilhante estrela. Assim, na noite da escuridão espiritual - quer por ignorância, quer por desespero - brilha a gloriosa estrela da Revelação Divina. Pelo mesmo indício, o homem afeito à Fé e à Verdade nada terá a temer. Allah protege os Seus. A "Estrela Fulgurante" é compreendida como sendo a Estrela d'Alva, por uns, e o planeta Saturno, por outros, e, ainda, Sírio, ou como uma estrela cadente. Achamos que o melhor será tomá-la como "estrela", no sentido coletivo ou genérico, porquanto as estrelas brilham todas as noites do ano, e os brilhos fulgurantes são mais descartáveis, nas noites mais escuras sem luar.
O sêmen do homem constitui a quintessência do seu corpo. Portanto, diz-se, metaforicamente, que ele provém da sua virilha, ou seja, de entre a bacia e as costelas, emanando da conjunção das regiões sexuais do homem e da mulher. A sua espinha dorsal é a fonte e o símbolo do seu vigor e da sua personalidade. Na medula espinhal e no cérebro encontra-se a energia diretora do sistema nervoso central, sendo que é esta que dirige toda a ação, quer orgânica quer psíquica. A espinha dorsal corre paralela à medula óssea no cérebro.
O Criador, Que pode combinar as forças da ação muscular, física ou psíquica, na criação do homem, como foi explicado no último parágrafo, poderá, com certeza, dar-lhe uma nova vida, depois da morte física aqui, e restaurar-lhe a personalidade, no mundo novo que se lhe abrirá no futuro.
Nesse mundo novo, todas as nossas ações, intenções, imaginações, todos os nossos pensamentos, enfim, nesta vida, embora secretos, serão expostos como um livro aberto, e julgados segundo os padrões da absoluta Verdade, e não segundo falsos  padrões de costumes, de preconceitos ou de parcialidades. Nesse severo julgamento, quaisquer vantagens fortuitas desta vida, sejam quais forem, não terão força ou valia, não podendo ajudar de modo algum.
O firmamento, acima de nós, é sempre o mesmo, e ainda realiza o seu giro diuturno, suave e pontualmente. Assim, também, a Revelação de Allah apresenta a verdade que, como um circuito, mantém-se sempre fiel ao seu centro - que é sempre o mesmo, embora gravite em torno das cambiantes circunstâncias da nossa vida presente.
A terra pode parecer dura; mas dela as fontes podem jorrar, e os vegetais podem brotar, e tornarem-na verdejante e fofa. Assim acontece com a Verdade: talvez pareça dura para os mortais; mas, através do expediente fertilizador da Revelação, ela permite que a nossa personalidade venha a jorrar e a florescer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário