segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Al Buruj

Al Buruj - 85º Capítulo do Alcorão - As Constelações:

Neste capítulo do Alcorão a referência do título são as constelações, formações cósmicas que são tão grandiosas que parecem fictícias, mas estão presentes. Até mesmo estas criações grandiosas fazem parte da obra de Deus. Portanto, se Ele está no comando de tais coisas complexas, também está na complexidade da criatura por excelência, o Ser Humano. No final do post apresento a recitação em árabe deste capítulo.

1- Pelo céu, repleto de constelações;
2- E pelo Dia do Julgamento prometido;
3- E pela testemunha e por aquilo de que presta testemunho;
4- Que pereçam os donos do fosso,
5- Do fogo, com abundante combustível;
6- Estando eles sentados ao seu redor,
7- Presenciando o que fizeram contra os crentes,
8- Maltrataram-nos, porque acreditavam em Allah, o Poderoso, o Laudabilíssimo,
9- Ao Qual pertence o reino dos céus e da terra; e Allah é, de tudo, Testemunha,
10- Sabei que aqueles que perseguem os crentes e as crentes e não se arrependem sofrerão a pena do inferno, assim como o castigo do Fogo.
11- Por outra, os crentes, que praticam o bem, obterão jardins abaixo dos quais correm rios; tal será o grande benefício!
12- Em verdade, a punição do teu Senhor será severíssima,
13- Porque Ele origina (a criação) e logo a reproduz.
14- É o Remissório, o Amabilíssimo,
15- O Senhor do Trono Glorioso.
16- Executante de tudo quanto Lhe apraz.
17- Reparaste, acaso, na história dos exércitos
18- Do Faraó e do povo de Samud?
19- Sem dúvida, os incrédulos persistem em desmentir-te;
20- Porém, Allah abrange-os, por trás.
21- Sim, este é um Alcorão Glorioso,
22- Inscrito em uma Tábua Preservada.

Explicações do Prof. Samir El Hayek:

Eis aqui uma invocação dos três símbolos dos versículos de 1 a 3, sendo que a proposição substantiva encontra-se encerrada nos versículos de 4 a 8, constituindo-se de uma denúncia quanto aos perseguidores corruptos dos devotos de Allah, perseguidores estes que queimavam os virtuosos, apenas por causa da sua Fé. Os três símbolos são:

I- O firmamento glorioso, com um amplíssimo acúmulo de constelações, designando os doze signos do Zodíaco;
II- O Dia do Julgamento, em que todo o mal será punido;
III- Certas pessoas que testemunharão, e certas pessoas ou circunstâncias que serão objetos dos testemunhos;

O significado literal é claro, mas a sua aplicação metafórica tem sido explicada numa considerável variedade de maneiras, por diferentes exegetas. As palavras são claramente compreensivas e deveriam, achamos, ser entendidas em conexão com o Julgamento. Então, as testemunhas seriam: o Profeta; o Próprio Allah; os anjos registradores; os mal utilizados membros do próprio pecador; o seu registro de ações; o próprio pecador. O assunto do testemunho poderá ser a ação ou o crime, ou o pecador contra quem o testemunho clama. A invocação destas contingências significa que o pecador não poderá possivelmente escapar às consequências de seu crime. Ele deverá arrepender-se, procurar a Misericórdia de Allah, e emendar-se na vida.

Quem eram os executantes, no fosso do fogo, no qual eram queimadas as pessoas por causa da fé? As palavras estão generalizadas, e não precisaremos procurar por nomes em particular, a não ser para efeito de ilustração. Na história antiga e na Europa Medieval, muitas vidas foram sacrificadas na fogueira, porquanto as vítimas não se conformavam com a religião estabelecida. Na tradição árabe encontramos a história de Zu-Nuwas, o último rei himiarita, do Iêmen, judeu por religião, que perseguia os cristãos de Najram, sendo constatado que queimou muitos deles na fogueira. Parece que ele viveu na última metade do sexto século cristão, fazendo parte da geração imediatamente precedente ao nascimento do Profeta, no ano 570 d.C.

Em contraste com o real, todo abrangente e eterno poder de Allah, quais são as forças do homem, no seu melhor estado? Dois exemplos são mencionados:

I- O Faraó era um monarca orgulhoso de um poderoso reino, com recursos, e uma organização material, moral e intelectual, tão boa quanto qualquer outra no mundo. Quando ele se voltou contra o profeta de Allah (Moisés), ele e as suas forças foram destruídas;
II- Os membros do povo de Samud eram grandes construtores, e possuíam um elevado padrão de civilização material. Porém, desafiaram a lei de Allah, e pereceram.

Inscrito em uma Tábua Preservada, isto é, a Mensagem de Allah não é efêmera, é eterna. A "Tábua" é "preservada", ou resguardada, contra a corrupção, porque a Mensagem de Deus deverá durar para sempre. Tal mensagem constitui a "base do Livro".



Nenhum comentário:

Postar um comentário