terça-feira, 15 de outubro de 2013

Mitos a respeito do Islamismo

Algumas questões que ficaram mal resolvidas:


Por que o Islamismo é uma religião violenta?
Para começo de conversa o Islamismo não é uma religião violenta. O que acontece é que o Islamismo aparece na mídia sempre vinculado a algum momento de violência, que nem sempre tem relação com a religião. Daí fica a impressão de que tudo é violento nesta religião.
Mas o Islamismo surgiu através da guerra, usando a violência, portanto é violenta, não é?
Não é não. Para se ter uma ideia quem fez uso da violência foram os politeístas que não queriam aceitar as ideias de Maomé e perseguiam os muçulmanos. Maomé e os primeiros muçulmanos foram obrigados a fugir para outro lugar e, mesmo assim, os líderes de Meca moveram guerras para tentar matar Maomé e impedir o avanço do Islamismo. Foram dez anos se defendendo e usando das batalhas um meio de defesa da religião. Portanto o uso da violência ocorreu contra o Islamismo.
No entanto, o Islamismo força as pessoas a se converterem, caso contrário são mortas, não é?
Não é não, de novo. Esta é uma impressão difundida pela mídia, que consideram alguns atos isolados como forma universal, ou seja, como se todos os muçulmanos agissem da mesma forma, o que não é verdade. Para se ter uma ideia, no Alcorão há um versículo dizendo: "Não há imposição quanto à religião, pois a verdade já foi destacada do erro. Quem renegar o sedutor e crer em Deus, ter-se-á apegado a um firme e inquebrantável sustentáculo, porque Deus é Oniouvinte, Sapientíssimo" (Capítulo 2, Versículo 256).
Por que o Alcorão fala tanto em sangue, matar e morrer e opressão?
Com certeza esta é a opinião de quem jamais leu o Alcorão. Para se ter uma ideia, existe um versículo conhecido como "Versículo do Trono", pois resume a essência de Deus e sua religião de forma sublime. Ele diz: "Deus! Não há mais divindade além d'Ele, Vivente, Subsistente, a Quem jamais alcança a inatividade ou o sono; d'Ele é tudo quanto existe nos céus e na terra. Quem poderá interceder junto a Ele, sem a Sua anuência? Ele conhece tanto o passado como o futuro, e eles (humanos) nada conhecem da Sua ciência, senão o que Ele permite. O Seu Trono abrange os céus e a terra, cuja preservação não O abate, porque é o Ingente, o Altíssimo" (Capítulo 2, Versículo 255).
Seja como for, o Islamismo oprime a mulher e a obriga a usar o véu. Isso é verdade, não é?
Não é não, pela terceira vez. Para se ter uma ideia, a mulher cristã sempre foi mais oprimida do que as mulheres muçulmanas: as muçulmanas podem escolher seus maridos, podem pedir o divórcio e podem herdar bens, o que só aconteceu com as mulheres cristãs, por exemplo, em um momento bem recente. Agora, o problema é que só se noticia casos em que as mulheres sofrem abusos dos homens, o que não é apoiado pelo Islamismo, mas trata-se de exceções. Daí toma-se a exceção pela regra, confundindo-se tudo. Quanto ao véu, foi uma exigência feminina, pois com o véu elas se resguardam dos olhares cobiçosos e maliciosos e são admiradas pelo que pensam também. As mulheres não são apenas pedaços de carne, como são nos países ocidentais, onde a mulher é usada e abusada como um objeto descartável nos dias de hoje.
Por que apenas o Islamismo é terrorista, perseguindo e odiando as demais religiões?
Isto não é verdade.  Para começo de conversa, quem disse que apenas o Islamismo é terrorista? O que dizer, por exemplo, dos grupos católicos e protestantes que se digladiavam na Irlanda do Norte? E sobre o ódio para outras religiões e perseguição, parece que não considerou, por exemplo, o período das Cruzadas, onde os cristãos saíram da Europa para perseguir e lutar contra o Islamismo no Oriente Médio. E as inúmeras guerras religiosas da Europa durante a Reforma Protestante dos séculos XVI e XVII. Enfim, infelizmente em várias épocas encontramos pessoas de diferentes religiões que perseguem outras pessoas por conta da religião. Já vimos também que o Alcorão proíbe a conversão forçosa das pessoas ao Islamismo, pois apenas as conversões voluntárias são válidas.
Como posso conhecer melhor o Islamismo?
Existem inúmeras maneiras. Pela internet mesmo existem vários sites que nos ensinam muito. Além disso, qualquer mesquita está aberta a receber todos, orientar e eventualmente emprestar livros sobre o Islamismo. Para todos os efeitos, o Alcorão é a principal fonte de conhecimentos do Islamismo e já está disponível em português. Neste blog mesmo já existem alguns capítulos postados. Quem quer conhecer encontra sempre um caminho para tal. Veja estes dois curtos vídeos que explicam resumidamente os principais aspectos do Islamismo:
Compreenda o Islã e os Muçulmanos - Parte I



Compreenda o Islã e os Muçulmanos - Parte II

8 comentários: