quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Final do Ramadã - Uma Conquista

Um mês sagrado, um sacrifício que espero válido

O mês sagrado de Ramadã em um país não-muçulmano:

Hoje acaba o mês sagrado de Ramadã e amanhã, se Deus quiser, é o dia da festa do Eid, que marca o final do mês. Foi um mês de muito esforço em nome da fé, no qual enfrentei a fome e a sede, não sem fraquejar, mas consegui. Não fosse o apoio incondicional de minha querida esposa Daniela, não teria conseguido.
Realizar o jejum de Ramadã em um país como o Brasil não é nada fácil, sobretudo porque as pessoas de minha convivência não estão no mesmo "barco".  Em todos os lugares e compromissos tem sempre pessoas comendo ou bebendo. Todos os apelos no sentido da quebra do jejum estão presentes e contra eles é preciso lutar: é este o significado do JIHAD, o esforço pessoal que fazemos em nome da fé que temos em Allah.
É claro que o mês de Ramadã não se resume simplesmente ao jejum, à abstinência de comidas, bebidas (inclusive a água) e de relações sexuais: em outros estágios ele inclui evitar palavras maléficas, fofocas e intrigas e, em um terceiro estágio, abrange até mesmo os pensamentos maléficos e pecaminosos. É claro que muitos dias, senão a maioria deles, não consegui ultrapassar sequer o primeiro estágio, mas creio que minha intenção firme e apenas por questão de fé em obedecer um mandamento divino deve ser algo reconhecível.
E como principal realização deste Ramadã, com todos os esforços diários, surgiu este blog, através do qual venho buscando divulgar mais o Islamismo e desmistificar o que muitos muçulmanos sentem ao longo de vários anos: no Brasil o Islamismo é pouco conhecido e, se consegui pelo menos em pequena parte, fazer conhecer o Islamismo um pouco mais pelos demais, já tenho considerado minha intenção bem sucedida. Isto é um tarawih, ou ação de adoração voluntária realizada no mês de Ramadã.
Um dos momentos mais belos deste Ramadã foi quando levei meu filho mais velho, Arthur, para a mesquita: ensinar os filhos no caminho do Islamismo deve ser minha principal missão


Tudo isso é em nome de Deus, Clemente e Misericordioso, que concede força e determinação às pessoas. Deus me fez perfeito e com saúde, brindou-me com uma linda e saudável família. Portanto, como ensina o Alcorão, devo retribuir com atos de adoração e agradecimento. O jejum do Ramadã, que se encerra hoje, é um destes atos; a produção deste blog é outra. E com muita fé agradeço a todos que estão acessando o meu blog e contribuindo de alguma forma. Como os muçulmanos dizem : SALAMU ALEIKUM RAHMATULAH WABARAKATU (QUE A PAZ DE DEUS E SUAS BÊNÇÃOS O ACOMPANHEM).
Este vídeo não é recente, mas indica como os muçulmanos encaram o Ramadã e a festa de seu encerramento no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário