sexta-feira, 9 de agosto de 2013

At Tin - O Figo

Capítulos curtos do Alcorão - 95º Capítulo - At Tin - O Figo

Tradução e explicações do Prof. Samir El Hayek:

Mais uma vez o Alcorão retoma a retórica de que tudo o que somos e temos advém das bênçãos de Allah, mas que constantemente estamos recusando a adorarmos e agradecermos a Ele. Então no Alcorão cita-se o figo, a oliva e o monte Sinai, deixando claro as origens do Islamismo e o fato de que o Deus é o mesmo do judaísmo e do cristianismo, de forma que temos um laço com todas as religiões monoteístas, e não somos uma religião diferente.


1- Pelo figo e pela oliva,
2- Pelo monte Sinai,
3- E por esta metrópole segura (Meca),
4- Que criamos o homem na mais perfeita proporção.
5- Então, o reduzimos à mais baixa das escalas,
6- Salvo os crentes, que praticam o bem; estes terão uma recompensa infalível.
7- Quem, então, depois disto, te contradirá, quanto ao Dia do Juízo?
8- Acaso, não é Deus o mais prudente dos juízes?

Explicações do Prof. Samir El Hayek:
A cláusula substantiva encontra-se nos versículos 4 até 8, e está atrelada ao apelo a quatro símbolos sagrados, a saber: o figo, a oliva, o monte Sinai e a cidade sagrada de Meca. Sobre a interpretação precisa dos dois primeiros símbolos, em especial o símbolo do figo, há muita controvérsia. Se tomarmos o figo literalmente, como fruto ou árvore, isso poderá servir de simbolismo ao destino do homem, de várias maneiras. Após o cultivo, ele poderá tornar-se a mais deliciosa e completa fruta que existe; em seu estado primitivo, nada mais é do que uma diminuta semente insípida, não raro cheia de bichos e de larvas. O homem, também, quanto às suas boas qualidades, possui um destino nobre; quanto às suas más qualidades, pertence à mais baixa das escalas.

Após termos discutido, em detalhes, os quatro símbolos, passemos a considerá-los em conjunto. Está claro que eles se referem à Luz de Deus ou Revelação, a qual mostra ao homem o mais altruístico destino, caso ele se disponha a seguir o Caminho. A cidade de Meca está, para o Islamismo, como o monte Sinai, para Israel, como o Jardim das Oliveiras, para a original e pura Mensagem de Jesus Cristo. Seguindo este princípio, todas as grandes religiões do mundo poderiam ser indicadas. Entretanto, mesmo que nos referíssemos ao figo e à oliva no tocante ao simbolismo contido em suas naturezas como frutos, e não a qualquer religião em especial, o contraste entre o Melhor e o Pior destino do homem persistiria, e ele continuaria a constituir no escopo principal.

Taqwim (proporção): molde, simetria, forma, natureza, constituição. Não há imperfeição na criação de Deus.

Um comentário:

  1. Eu gosto muito da religião mais não tenho acesso onde eu moro não tem mais acompanho pela internet não falo árabe

    ResponderExcluir