quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O Islamismo - 2ª Aula

Os Pilares do Islamismo:

Os preceitos que uma pessoa deve seguir para se tornar muçulmana:

A religião islâmica possui cinco pilares sobre os quais a fé está baseada. A palavra pilar significa base e é o que dá sustentação a toda a religião. Os pilares do Islamismo, ou seja, as suas regras obrigatórias, são:

1-      Chahada: esta palavra árabe significa testemunho. É através da Chahada que uma pessoa se torna muçulmana. Este testemunho, ou juramento, é formado por duas partes fundamentais, uma se referindo a Deus e outra ao profeta Maomé. A Chahada é a seguinte:
“Achadu La Ilaha ila Lah ua achadu ana Mohammad raçulul Lah”
“Juro que não há deus a não ser Deus e juro que Maomé é o profeta de Deus”

Na primeira parte o fiel afirma que não irá adorar nenhuma divindade que não seja o Deus Único (Allah). Já na segunda parte, o muçulmano confirma que Maomé (Mohammad) é profeta de Deus. Pronunciando esta frase uma pessoa se torna muçulmana: não há nenhum ritual ou batismo para que uma pessoa se torne muçulmana. Apenas a chahada faz com que uma pessoa seja um muçulmano.
Ao pronunciar a chahada em frente a uma testemunha muçulmana, a pessoa se torna muçulmana também. Não há batismo no Islamismo


2-      Salat: a palavra árabe salat significa “oração”; a oração é um ponto fundamental da crença muçulmana, pois é o momento em que o fiel separa alguns minutos do seu dia para se lembrar de Deus e se conectar com a divindade que acredita. Ao todo, são cinco orações diárias que os muçulmanos devem observar: a primeira antes do nascer do sol, a segunda ao meio-dia, a terceira no meio da tarde, a quarta no pôr do sol e a quinta no final da noite. Os estudiosos estabeleceram horários exatos para que cada oração seja realizada. A oração é formada por um conjunto de palavras, nas quais são recitados versículos do Alcorão, com movimentos corporais de genuflexão e prostração, tudo com o objetivo de adorar Allah.
A oração islâmica é um ritual que envolve palavras e movimentos, realizados cinco vezes por dia

3-      Jejum: o calendário islâmico é baseado nas fases da lua, ao contrário do calendário cristão, que se baseia no sol. Portanto, no ano islâmico, há um mês chamado Ramadã, no qual o Alcorão começou a ser revelado. Este é o mês mais sagrado para os muçulmanos e, como lembrança das bênçãos recebidas neste mês, todos os muçulmanos devem jejuar neste mês. O jejum é um sacrifício comum a muitas religiões, inclusive ao Judaísmo e ao Cristianismo. O jejum dos muçulmanos dura trinta dias e começa ao nascer do sol e termina quando este se põe. Durante este período, o muçulmano deve se abster de todo alimento ou bebida desde o nascer até o pôr do sol; nem mesmo a água é permitida. Além disso, toda relação sexual também é vedada durante este período. O principal objetivo do jejum é aproximar o fiel de Deus e, além disso, fazê-lo lembrar o sofrimento que a falta de alimentos causa em uma pessoa. Assim, além de dar mais valor aos alimentos e à água, o muçulmano também irá se tornar mais caritativo para com aqueles que sentem fome. Para completar, o jejum provoca uma alteração no comportamento do fiel, que se torna mais sensato, não age de maneira impensada e adquire um comportamento mais ameno. A quebra do jejum costuma ser um acontecimento festivo para todas as famílias muçulmanas. O último dia do mês de Ramadã é celebrado com uma festa e um café da manhã especial, com muitas orações e pedidos de alegria e bênçãos.
O jejum é um período de rezas, penitências, além de contemplação e concentração em Deus

4-      Zakat: esta é uma palavra árabe que significa literalmente “esmola”. Através desta esmola, os muçulmanos que possuem condições financeiras doam parte de seus ganhos para os mais necessitados. No Alcorão está prescrito que todo aquele que tem condições de se manter deve ajudar aqueles que passam por dificuldades, pois nunca sabem como será o seu próprio futuro. Os estudiosos muçulmanos dizem que o muçulmano deve doar 2,5% de seus ganhos anuais; este valor só é descontado após todos os gastos de sua família terem sido saldados, de modo que não falte à sua própria família. Não se trata de dízimo, pois só são obrigados a pagar o zakat àqueles que possuam condições para doar e apenas se tiverem sustentado suas próprias famílias. A prática do zakat fortalece a união da comunidade e ensina aos muçulmanos que a caridade é um dos principais atributos considerados por Deus.
O zakat é a ajuda que os muçulmanos em condições prestam aos mais necessitados


5-      Peregrinação: a cidade sagrada do Islamismo é Meca, na atual Arábia Saudita. Foi nesta cidade que nasceu Maomé e foi lá também que a sua profecia teve início. Nesta cidade, desde tempos imemoriais, localiza-se um santuário chamado Caaba. Trata-se de um monumento de pedra em forma de cubo, dedicado a Allah, onde todos os muçulmanos se dirigem para fazer suas orações. A Caaba em Meca é considerada o lugar mais sagrado de todo o Islamismo e ponto de peregrinação de milhões de pessoas todos os anos. No Alcorão está prescrita a obrigação de que todo muçulmano, pelo menos uma vez na vida, deve visitar Meca e realizar a peregrinação à Caaba. Só são obrigados a realizar a peregrinação os muçulmanos que tenham condições financeiras e físicas para realizar tal peregrinação. Todas as grandes religiões possuem lugares considerados mais sagrados: tanto o Judaísmo quanto o Cristianismo têm na cidade de Jerusalém o seu ponto mais sagrado. Portanto, a peregrinação é algo comum a todas as religiões monoteístas, e tem como principal objetivo unir todos os muçulmanos na lembrança dos momentos mais importantes do surgimento da religião islâmica.
Visitar pelo menos uma vez na vida a Caaba, na cidade de Meca, para todos os muçulmanos em condições físicas e financeiras, é uma das cinco obrigações, ou pilares do Islamismo

4 comentários:

  1. O Islamismo é um fanatismo antigo e sem nenhuma evolução cultural. Machismo e racismo São palavras de ordem. Como no Nazismo o Islam proclama a morte aos infiéis e considera inferiores outras raças não crentes. O Islamismo é o retrocesso da sociedade, anula os direitos da mulher e a democracia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdoe-me a franqueza, mas creio que nada sabe sobre o Islamismo além daquilo que vês na mídia diariamente. Primeiramente, afirmar que machismo e racismo são palavras de ordem é um absurdo, haja vista que foi através do Islã que as mulheres ganharam o direito de herdar bens e pedir o divórcio (não confunda costumes locais com o que a religião determina; além disso, olhe a situação das mulheres no Cristianismo à mesma época do surgimento do Islã). Em segundo lugar, com relação a proclamar a morte de infiéis, também está errado: no Alcorão a luta contra os infiéis se refere àqueles que pretendiam impedir os muçulmanos a rezar ou exercer sua religião (observe que no Alcorão a luta é determinada contra aqueles que impedem os muçulmanos de o serem e não contra quem não é muçulmano por escolha; além disso, o histórico de intolerância no Ocidente é antigo, vide as Cruzadas e a Inquisição). Racismo é algo absurdo no Islã, haja vista que o primeiro homem a ser escolhido para o chamamento à oração era negro e os muçulmanos rezam desde o início da religião lado a lado com irmãos de todas as cores e raças. Já no Cristianismo a histórica e lucrativa ligação com a escravidão nem precisa ser explicada aqui em detalhes.
      Mas o mais impressionante é dizer que o Islamismo anula os direitos da mulher: se tivesse visto neste mesmo blog já postei vários artigos que falam sobre os direitos das mulheres no Islã. Mas para não me alongar vou dizer o seguinte: as mulheres ocidentais apenas na segunda metade do século XX começaram a ganhar direitos pelos quais ainda lutam. No Islamismo está listada uma série de direitos que as mulheres receberam, como o direito de pedir divórcio e de herdar bens e propriedades; além disso, está escrito no Alcorão que a mulher é obra de Deus, que precisa ser respeitada e valorizada; não confunda, digo novamente, casos locais e costumes locais com o que a religião determina. Com relação à democracia.....o que é a democracia de fato? É um regime que se ajusta a todos os povos como uma lei natural?

      Excluir
  2. Perdoe-me a franqueza, mas creio que nada sabe sobre o Islamismo além daquilo que vês na mídia diariamente. Primeiramente, afirmar que machismo e racismo são palavras de ordem é um absurdo, haja vista que foi através do Islã que as mulheres ganharam o direito de herdar bens e pedir o divórcio (não confunda costumes locais com o que a religião determina; além disso, olhe a situação das mulheres no Cristianismo à mesma época do surgimento do Islã). Em segundo lugar, com relação a proclamar a morte de infiéis, também está errado: no Alcorão a luta contra os infiéis se refere àqueles que pretendiam impedir os muçulmanos a rezar ou exercer sua religião (observe que no Alcorão a luta é determinada contra aqueles que impedem os muçulmanos de o serem e não contra quem não é muçulmano por escolha; além disso, o histórico de intolerância no Ocidente é antigo, vide as Cruzadas e a Inquisição). Racismo é algo absurdo no Islã, haja vista que o primeiro homem a ser escolhido para o chamamento à oração era negro e os muçulmanos rezam desde o início da religião lado a lado com irmãos de todas as cores e raças. Já no Cristianismo a histórica e lucrativa ligação com a escravidão nem precisa ser explicada aqui em detalhes.
    Mas o mais impressionante é dizer que o Islamismo anula os direitos da mulher: se tivesse visto neste mesmo blog já postei vários artigos que falam sobre os direitos das mulheres no Islã. Mas para não me alongar vou dizer o seguinte: as mulheres ocidentais apenas na segunda metade do século XX começaram a ganhar direitos pelos quais ainda lutam. No Islamismo está listada uma série de direitos que as mulheres receberam, como o direito de pedir divórcio e de herdar bens e propriedades; além disso, está escrito no Alcorão que a mulher é obra de Deus, que precisa ser respeitada e valorizada; não confunda, digo novamente, casos locais e costumes locais com o que a religião determina. Com relação à democracia.....o que é a democracia de fato? É um regime que se ajusta a todos os povos como uma lei natural?

    ResponderExcluir
  3. Assalamu aleyka wa barakt Allah ótima resposta guiada pela luz de Deus que nunca se extingue .Assalamu aleyka Mohammed ya Rassol Allah ya Naby Allah. Salam

    ResponderExcluir