sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Ax Xams - O Sol

Capítulos curtos do Alcorão - 91º Capítulo - Ax Xams - O Sol

Tradução e explicações do Prof. Samir El Hayek:

Este capítulo do Alcorão tem como título o sol, astro mais importante para a vida humana. Mas também cita a lua, o dia e a noite, bem como o céu (firmamento). Tudo isso é para fazer alusão ao fato de que Deus criou tudo o que nos é tão útil e, em contrapartida, os humanos muitas vezes são ingratos. No final posto também um vídeo com a recitação em árabe do capítulo.
1- Pelo sol e pelo seu esplendor (matinal),
2- Pela lua, que o segue,
3- Pelo dia, que o revela,
4- Pela noite, que o encobre.
5- Pelo firmamento e por Quem o construiu,
6- Pela terra e por Quem a dilatou,
7- Pela alma e por Quem a aperfeiçoou,
8- E lhe inspirou o que é certo e o que é errado;
9- Que será venturoso quem a (a alma) purificar,
10- E desventurado quem a corromper.
11- A tribo de Samud, por suas transgressões, desmentiu o seu mensageiro.
12- E o mais perverso deles se incumbiu (de matar a camela).
13- Apesar de o mensageiro de Deus lhes dizer: É a camela de Deus! Não a priveis da sua bebida!
14- Porém, desmentiram-no e a esquartejaram, pelo que o seu Senhor os exterminou, pelos seus pecados, a todos por igual.
15- E Ele não teme as consequências.

Explicações do Prof. Samir El Hayek:
Seis tipos de fenômenos da portentosa obra de Deus na natureza são tomados, em três pares, como símbolos ou evidências da providência de Deus, bem como os contrastes da Sua sublime criação que, contudo, conduzem à harmonia cósmica (versículo 1). Então (versículos 7-8) a alma do homem, com regularidade e proporção internas, em sua capacidades e faculdades proporcionadas por Deus, é posta em pauta, como tendo sido dotada do poder de discriminação entre o bem e o mal.

O primeiro par expresso no capítulo consiste do glorioso sol, a fonte da nossa luz e da nossa vida material, e da lua que o segue, subordinada a ele, na tarefa de iluminar o nosso mundo.

O par seguinte consiste, não de luminárias, mas de condições, de períodos de tempo, ou seja, o dia e a noite. Aquele revela a glória do sol e esta o esconde da nossa visão.

O par seguinte consiste do deslumbrante e altíssimo firmamento, e da terra debaixo dos nossos pés, dilatando-se e ampliando os nossos horizontes. O céu nos dá a chuva e a terra nos dá o alimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário