domingo, 4 de agosto de 2013

Al Cadr - O Decreto

Capítulos curtos do Alcorão - 97º Capítulos - Al Cadr

Tradução e explicações do Prof. Samir El Hayek:

Este capítulo de cinco versículos fala sobre a Noite do Decreto, a noite do mês de Ramadã na qual o Alcorão começou a ser revelado. É uma noite tão especial que nela as portas do céu estão abertas e ela é muito importante, onde devemos rezar e fazer penitência, pois nela Deus aceita ainda mais os nossos pedidos. Esta noite é uma das dez últimas noites do mês de Ramadã, segundo os especialistas uma das últimas dez noites ímpares de Ramadã.
1- Sabei que o revelamos (o Alcorão) na Noite do Decreto.
2- E o que te fará entender o que é a Noite do Decreto?
3- A Noite do Decreto é melhor do que mil meses.
4- Nela descem os anjos e o Espírito (Anjo Gabriel), com a anuência do seu Senhor, para executar todas as Suas ordens.
5- Ela é paz, até ao romper da aurora!

Explicações do Prof. Samir El Hayek:
Os literalistas acham que se trata de alguma noite em particular do calendário. Mas não há consenso quanto a que noite seja. A 23ª, a 25ª noite do mês de Ramadã, bem como outras noites foram aventadas. É de bom alvitre termos em mente o seu sentido místico, que também aparece no versículo três deste capítulo, onde se diz que a Noite do Decreto é melhor do que mil meses. Ela transcende o tempo, porquanto se trata do Poder de Deus, dissipando as Trevas da ignorância, com a sua Revelação em todas as espécies de assuntos.

O numeral "mil" deve ser tomado em um sentido indefinido, como se demonstrasse um período de tempo muito extenso. Isso não se refere às nossas ideias de tempo, mas sim ao Tempo eterno. Um momento luzidio, sob a Luz de Deus, é melhor do que mil meses ou anos de vida animal, sendo que tal momento transforma a noite de trevas em um período de glória espiritual.

Quando a noite de escuridão espiritual for dissipada pela glória de Deus , uma maravilhosa paz e uma sensação de segurança despontarão na alma. E isto durará até que esta vida termine, e então o glorioso dia do Novo Mundo espiritual despontará, dia em que tudo estará num diferente plano, e as noites e os dias de vicissitudes deste mundo nada mais serão do que sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário