sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Al Bayinat - A Evidência

Capítulos curtos do Alcorão - 98º Capítulo - Al Bayinat

Tradução e explicações do Prof. Samir El Hayek:

Este capítulo com oito versículos fala sobre a vinda do profeta de Deus, Mohammad (Maomé) como uma evidência da verdade e do modo correto de se comportar. O Alcorão, com seus versículos esclarecedores, é também uma prova de coesão e orientações para a humanidade. Sendo assim, o Islamismo surge como uma "evidência" para aqueles que analizarem o seu conteúdo com sinceridade e honestidade.

1- Os incrédulos, entre os adeptos do Livro, bem como os idólatras, não desistiriam da sua religião, a não ser quando lhes chegasse a Evidência:
2- Um Mensageiro de Deus, que lhes recitasse páginas purificadas,
3- Que contivessem escrituras corretas.
4- Os adeptos do Livro não se dividiram, senão depois de lhes ter chegado a Evidência,
5- E lhes foi ordenado que adorassem sinceramente a Deus, fossem monoteístas, observassem a oração e pagassem o zakat; esta é a verdadeira religião.
6- Em verdade, os incrédulos, entre os adeptos do Livro, bem como os idólatras, entrarão no fogo infernal, onde permanecerão eternamente. Estas são as piores das criaturas!
7- Por outra, os fiéis, que praticam o bem, são as melhores criaturas,
8- Cuja recompensa está em seu Senhor: Jardins do Éden, abaixo dos quais correm os rios, onde morarão eternamente. Deus se comprazerá com eles e eles se comprazerão n’Ele. Isto acontecerá com quem teme o seu Senhor.

Explicações do Prof. Samir El Hayek:
Os Adeptos do Livro, aos quais se reporta o primeiro versículo, são os judeus e os cristãos, que receberam
escrituras, na mesma linha de profecias, tal qual profeta Mohammad. Suas escrituras deveriam tê-los preparado para o advento da chegada do maior e derradeiro dos profetas. Quanto aos judeus, suas escrituras lhes prometeram, sendo eles primos dos árabes ou irmanados com estes, um profeta igual a Moisés: "O Senhor, teu Deus, te suscitará um Profeta como tu, da tua nação, e dentre os teus irmãos; a este ouvirás".(Deuteronômio, 18:15). E Cristo promete um consolador (João 14:16; 15:26) quase pelo nome. Todavia, quando o Profeta prometido chegou, na pessoa de Mohammad, rejeitaram-no, porquanto não estavam em busca da Verdade, mas seguindo as suas próprias fantasias, desejos e devaneios.

Receber a faculdade da discriminação entre o certo e o errado, e, então, rejeitar a verdade, constitui o pior os desatinos, que as criaturas dotadas com tal faculdade poderiam cometer. Isto acarretará punição, quer a pessoa se denomine de "filho de Abraão, ou um dos redimidos por Cristo:, ou guie-se meramente pela luz a natureza e da razão, como os pagãos. Aos olhos de Deus, a honra não é oriunda da raça ou da profissão de fé, mas da conduta sincera e virtuosa.

4 comentários:

  1. Quais são os dois períodos árabe contidos nesse trecho?

    ResponderExcluir
  2. Quais são os dois períodos árabe contidos nesse trecho?

    ResponderExcluir
  3. Quais são os dois períodos árabe contidos nesse trecho?

    ResponderExcluir
  4. OnlineQuranLessons learn quran online with tajweed and tarteel from our online academy for the best experience...

    ResponderExcluir