quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Az Zálzala - O Terremoto

Capítulos curtos do Alcorão - 99º Capítulo - Az Zálzala

Tradução e explicações do Prof. Samir El Hayek:

Este capítulo do Alcorão, com oito versículos, trata do momento em que um terremoto prenunciará o fim do mundo. Depois deste evento inevitável, as pessoas serão chamadas para verificarem suas obras ao longo da vida. Mesmo o bem mais leve será visto. E ainda que um mal seja do peso de átomo também será visto. Este momento do julgamento final é prenunciado de maneira a que tenhamos atenção nos atos de nossa vida.
1- Quando a terra executar o seu tremor predestinado,
2- E descarregar os seus fardos,
3- O homem dirá: Que ocorre com ela?
4- Nesse dia, ela declarará as suas notícias,
5- Porque o teu Senhor lhas terá revelado.
6- Nesse dia, os homens comparecerão, em massa, para que lhes sejam mostradas as suas obras.
7- Quem tiver feito o bem, quer seja do peso de um átomo, vê-lo-á.
8- E quem tiver feito o mal, quer seja do peso de um átomo, vê-lo-á.

Explicações do Prof. Samir El Hayek:
Para o observador humano comum, um terremoto violento constitui um fenômeno terrificante, quer pela sua subitaneidade, quer pela sua origem misteriosa, quer pelo seu poder de desarraigar e destruir os mais sólidos edifícios, que por trazer das entranhas da terra, para a superfície, as matérias mais estranhas. O Evento Assolador, que indica a ocasião do Julgamento, constituir-se-á de uma convulsão maior e mais abrangente do que qualquer terremoto que conhecemos. Todavia, os incidentes dos terremotos talvez nos deem alguma ideia desse Evento Supremo, que assolará o mundo.

Um terremoto, se acompanhado de erupções vulcânicas, lança para cima penedos colossais e lava, de debaixo da crosta terrestre. Estas coisas são lançadas para cima, como se constituíssem fardos para uma Terra personificada. Podem conter todas as espécies de minerais, ou tesouros enterrados em seus esconderijos. Então, na grande e final convulsão, os mortos, desde há muito enterrados e esquecidos, levantar-se-ão; os assuntos e as intenções, secretamente ocultos e metaforicamente enterrados, serão trazidos à luz do dia, e a justiça será feita, no pleno fulgor da Verdade Absoluta.

Zarrat (átomo): do peso de uma formiga, o menor peso de ser vivente, em que o homem poderia pensar. Metaforicamente, consiste na mais sutil forma em que o bem e o mal podem ser levados em consideração; e assim será feito, aberta e convincentemente: ele "o verá".

Nenhum comentário:

Postar um comentário