domingo, 11 de agosto de 2013

Ax Xarh - A Expansão

Capítulos curtos do Alcorão - 94º Capítulo - Ax Xarh

Tradução e explicações do Prof. Samir El Hayek:

Neste capítulo destaca-se o fato de Deus ter expandido os horizontes de Mohammad, a ponto de torná-lo profeta do Islamismo, sendo que nasceu pobre e órfão. Em uma generalização para os demais seres humanos, Deus afirma que na adversidade está a facilidade, ou seja, através das provações de nossas vidas ficamos cada vez mais fortes e sempre nos advém boas coisas quando somos pacientes e temos fé em Deus e em sua ajuda. Ao final das explicações vou postar a recitação em árabe deste capítulo.
1- Acaso, não expandimos o teu peito,
2- E aliviamos o teu fardo,
3- Que vergava as tuas costas,
4- E enaltecemos a tua reputação?
5- Em verdade, com a adversidade está a facilidade!
6- Certamente, com a adversidade está a facilidade!
7- Assim, pois, quando estiveres livre (dos teus afazeres), continua o teu esforço,
8- E volta para o teu Senhor (toda) a atenção.

Explicações do Prof. Samir El Hayek:
O peito é simbolicamente tomado como a sede do conhecimento e dos sentimentos altruísticos, do amor e da afeição, bem como o repositório em que estão armazenadas as jóias concernentes à qualidade do caráter humano, o qual se aproxima da divindade. A natureza humana do profeta foi purificada, desdobrada e elevada, tanto que ele se tornou uma Misericórdia para toda a Criação. Com tal natureza, ele possuía recursos para poder passar por cima das intenções rasteiras da humanidade comum, que fazia com que fossem feitos contra ele ataques vergonhosos. Seu vigor e coragem podiam, ainda, fazer com que ele suportasse o fardo de um trabalho estafante que tinha de ser feito, no sentido de apontar o pecado, dominá-lo, e proteger da opressão as criaturas de Deus.

O quinto versículo é repetido para imprimir uma ênfase extra. Sejam quais forem as adversidades ou vicissitudes com que se deparem os homens, Deus sempre providencia uma solução, uma saída, um alívio, um meio que nos leve ao conforto e à felicidade, desde que sigamos o Seu Caminho, mostremos fé e paciência e pratiquemos o bem. Contudo, a solução, ou o alívio, não acontece meramente depois das adversidades; vem com elas. Nós compreendemos o sentido genérico do artigo definido 'usr e o traduzimos por "adversidade".


Nenhum comentário:

Postar um comentário