terça-feira, 20 de agosto de 2013

Al Láil - A Noite

Capítulos curtos do Alcorão - 92º Capítulo - Al Láil - A Noite

Tradução e explicações do Prof. Samir El Hayek:

Mais uma vez o Alcorão nos faz relacionar os fenômenos da Natureza, que foi tão inteligentemente criada por Deus, com as nossas ações. Desse modo, somos levados a considerar o quanto Deus foi benevolente para conosco e, por outro lado, muitas vezes nos esquecemos de retribuir em adoração tudo de bom que Ele nos deu. Vale a reflexão a respeito deste ponto de egoísmo de nossa parte. No final apresento a recitação em árabe deste capítulo do Alcorão.
1- Pela noite, quando cobre (a luz),
2- Pelo dia, quando resplandece,
3- Por Quem criou o masculino e o feminino,
4- Que os vossos esforços são diferentes (quanto às metas a serem atingidas).
5- Porém, àquele que dá (em caridade) e é temente a Deus,
6- E crê no melhor,
7- Facilitaremos o caminho do conforto.
8- Porém, àquele que mesquinhar e se considerar suficiente,
9- E negar o prestar contas,
10-Facilitaremos o caminho da adversidade.
11- E de nada lhe valerão os seus bens, quando ele cair no abismo.
12- Sabei que a Nós incumbe a orientação,
13- Assim como também são Nossos o fim e o começo.
14- Por isso, tenho-vos admoestado com o Fogo voraz,
15- Em que não entrará senão o mais desventurado,
16- que desmentir (a verdade) e a desdenhar.
17- Contudo, livrar-se-á dele o mais temente a Deus,
18- Que aplica os seus bens, com o fito de purificá-los,
19- E não faz favores a ninguém com o fito de ser recompensado,
20- Senão com o intuito de ver o Rosto do seu Senhor, o Altíssimo;
21- E logo alcançará (completa) satisfação.

Explicações do Prof. Samir El Hayek:
A evidência de três coisas é invocada, a saber: a noite, o dia e o mistério do sexo, sendo que a conclusão é manifestada no versículo 4, onde se lê que as metas dos homens diferem umas das outras. Similarmente, no entanto, há contrastes, na própria natureza. Que contraste poderia ser maior do que aquele existente entre a noite e o dia? Quando a noite estende o seu manto, a luz do sol fica escondida, mas não perdida. O sol ali está, em seu lugar e reaparecerá, no seu devido tempo. O homem que almeja diversas metas talvez as encontre, devido à sua posição. A luz de Deus é, para ele, obscurecida, mas ele deve esforçar-se tenazmente no sentido de se colocar numa posição que a alcance em toda a sua plenitude.

O mistério do sexo ocorre em todas as formas da vida. Há uma atração irresistível entre os opostos; cada um realiza as suas próprias funções, possuindo características especiais, primárias e secundárias, dentro de esferas limitadas, e ainda assim ambos têm características comuns em muitas outras esferas. Cada um é indispensável ao outro. O amor, no seu sentido mais nobre, é o paradigma de devoção celestial e o mais alto grau de benevolência; no seu sentido degradante, ele conduz aos pecados mais chãos e aos piores crimes. Aqui, então, é necessário um esforço, no sentido de se alcançar o mais alto grau de benevolência.

Deus, em Sua infinita misericórdia, proveu substancial orientação para as Suas criaturas. Para toda a Sua criação há marcos indicativos do caminho certo. Para o homem Ele concedeu os cinco sentidos da percepção, juntamente com as faculdades mentais e espirituais, a fim de que estas se coordenem com as suas percepções físicas e o conduzam cada vez mais para o alto, em pensamento e em sentimento. Ademais, Ele enviou homens inspirados para a orientação e para os ensinamentos mais vantajosos.

A palavra-raiz árabe zacca, tanto implica em aumento como em purificação, sendo que ambos os significados devem, aqui, estar contidos e ser entendidos. A riqueza (compreendida tanto literal, como metaforicamente) existe, não para satisfação egoísticas, nem para demonstrações de ócio. Ela é mantida em custódio. Poderá, intrinsecamente, constituir-se em uma prova, em cujo desempenho o homem que for bem sucedido será um homem de vida pura; e mesmo que ele tenha sido benevolente antes, o uso adequado da sua riqueza lhe aumentará a posição e a dignidade, no mundo moral e espiritual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário