quarta-feira, 31 de julho de 2013

Al 'Adiát - Os Corcéis

Capítulos curtos do Alcorão - 100º Capítulo - Al 'Adiát

Tradução e explicações do Prof. Samir El Hayek:

Mais uma vez o Alcorão, em seu 100º capítulo, chama atenção para a ingratidão dos seres humanos para com Deus. Além disso, Al 'Adiát (Os Corcéis) nos lembra que uma hora serão cobradas nossas ações neste mundo e, neste momento, tudo o que nossos corações tiverem será mostrado. A Deus nada escapa com relação aos atos dos homens, tudo será revelado na hora propícia. Desta forma, temos que praticar boas ações enquanto ainda podemos.
1- Pelos corcéis resfolegantes,
2- Que lançam chispas de fogo.
3- Que atacam ao amanhecer,
4- E que levantam nuvens de poeira,
5- E que irrompem, nas colunas adversárias,
6- Que o homem é ingrato para com o seu Senhor.
7- Ele mesmo é testemunha disso!
8- E que é vigoroso quanto ao amor aos bens terrenos.
9- Não sabe ele, acaso, que quando os que estão nos sepulcros forem ressuscitados,
10- E for revelado tudo quanto encerram os corações humanos,
11- Nesse dia o seu Senhor estará bem inteirado quanto a eles?

Explicações do Prof. Samir El Hayek:
As cláusulas substantivas encontram-se nos versículos6, 7 e 8 deste capítulo, sendo que as metáforas e os símbolos que reforçam a lição se encontram aqui, nos versículos de 1 a 5. Estes símbolos contêm, pelo menos, três espécies de significados místicos:
1- Olhai os corcéis (éguas ou camelos rápidos) resfolegantes, indo para a guerra, para o benefício dos seus donos. Vão arrancando chispas de fogo, com os seus cascos, à noite, comandados pelos seus cavaleiros; pela manhã, estes dirigem os seus corcéis para casa, propiciando cavalheirescamente ao inimigo os benefícios da luz do dia. E a despeito do cintilar do aço das armas dos seus inimigos, eles intrepidamente penetram no meio dos adversários, arriscando as suas vidas pela causa. Demonstra, acaso, o irregenerado, fidelidade ao seu Senhor, Deus? Pelo contrário, é mal agradecido. Demonstra-o por suas ações: seu intenso amor pelo ganho, pela riqueza e pelas coisas perecíveis;
2- Por meio de metonímia, a brava fidelidade do cavalo de guerra talvez signifique os homens bravos e verdadeiros, que se agrupam sob o estandarte de Deus e o levam à vitória, em contraste com a poltronaria e inoperância dos irregenerados;
3- Todo o conflito, toda a luta e toda a vitória talvez possam ser aplicadas à batalha espiritual contra aqueles que são apanhados e esmagados, no campo do Mal;

As nuvens de poeira caracterizam a ignorância e a confusão, nas mentes daqueles que se opõem à Verdade. O próprio homem, por sua conduta, é vítima do ônus da traição, que enceta contra si mesmo. Que má escolha ele faz ao cometer traição contra o seu Benfeitor e ao ir em busca das insignificantes bagatelas das riquezas deste mundo ou dos seus ganhos fugidios!

Os corpos dos mortos, as tramas secretas, os maus pensamentos e as imaginações, todos desde há muito sepultados, apresentar-se-ão perante o Trono do Julgamento de Allah. Ao invés de estarem intimamente escondidos ou esquecidos, como deverão estar na consciência da humanidade, estarão presentes na conscientização de Deus, que tudo abrange, e que jamais sofre de sono ou fadiga.

O conhecimento que Deus tem é pleno e vigilante o tempo todo. E nesse dia, tal conhecimento haverá de revelar aos homens segredos de que eles se tinham, havia muito, esquecido; porque o Livro dos seus Feitos será tornado manifesto, no Julgamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário