sábado, 20 de julho de 2013

O Aborto no Islamismo

Aborto no Islamismo?

Permitido ou proibido:

Um dos grandes temas discutidos a respeito das mulheres atualmente é o aborto. Enquanto os movimentos feministas defendem o direito das mulheres de escolherem se querem ou não dar andamento na gravidez, grupos religiosos defendem o direito dos fetos à vida e qualificam o aborto como um crime, um pecado gravíssimo. Mesmo fora da questão religiosa, o aborto pode ser qualificado tanto como um direito quanto um crime contra a vida humana. E qual é a posição do Islamismo sobre o aborto. Acompanhe o que o Islamismo fala sobre este tema:
"Enquanto o Islamismo permite evitar-se a concepção por razões válidas, não permite cometer violência com a gravidez uma vez consumada. Os juristas muçulmanos concordam unanimemente que depois que o feto está completamente formado e recebeu uma alma, é ilícito abortá-lo. E é também um crime, cuja consumação é proibida ao muçulmano porque representa uma ofensa contra um ser humano completo e vivo. Os juristas insistem no pagamento obrigatório de indenização de sangue se a criança houver sido abortada viva morrendo em seguida, sendo a compensação um pouco menor se ela tiver sido abortada já morta.
Entretanto, existe uma situação de exceção. Se, dizem os juristas, após a criança estar inteiramente formada, ficar constatado sem margem de dúvida que a continuação da gravidez resultará inevitavelmente na morte da mãe, então, e de acordo com o princípio geral da Lei Islâmica, o de escolher o menor entre os dois males, o aborto pode ser realizado.

Pois a mãe é a origem do feto; além do mais, ela está consolidada na vida, com deveres e responsabilidades, e constituiu-se também em um pilar da família. Não seria possível sacrificar a vida dela pela vida de um feto que ainda não adquiriu personalidade e que não tem nem responsabilidades nem obrigações a cumprir.
O sábio Al Ghazzali estabelece uma distinção bem clara entre se evitar a concepção e o aborto, dizendo: "Evitar a concepção não é o mesmo que abortar. O aborto é um crime contra um ser vivo. Ora, a existência tem etapas. As primeiras etapas da existência são a incubação do sêmen no útero e sua composição com o óvulo da mulher. Só então estará preparado para receber o sopro da vida. Perturbá-lo é um crime. A medida que ele se desenvolve e se transforma em uma massa informe, abortá-lo é um crime ainda mais grave. E depois que adquire uma alma e uma criação é completada, o crime se torna dos mais agravantes. O crime passa a ser dos mais sérios se cometido após o feto estar separado vivo da mãe".

Fonte: "O Lícito e o Ilícito no Islam", do Dr. Yossef Al-Karadhawi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário