sábado, 20 de julho de 2013

Os Três Estágios do Jejum de Ramadã

Os Três Estágios do Ramadã

Apenas o jejum não resume o significado do mês sagrado:


O mês de Ramadã foi aquele no qual o Alcorão começou a ser revelado ao profeta do Islamismo, Mohammad. Por conta disso, além de outros acontecimentos importantes, o mês de Ramadã é considerado o mais sagrado do Islamismo, sobre o qual ficou determinado o jejum: do nascer ao pôr do sol não se pode comer, beber ou ter relações sexuais. Mas isto não resume tudo a respeito do Ramadã: existem três estágios a serem cumpridos, cada um mais difícil do que o outro:
1º Estágio: o mais fácil de ser entendido e cumprido, trata-se do jejum, abster-se de todo tipo de comida ou bebida, além de relações sexuais, entre o nascer e o pôr do sol;
2º Estágio: trata-se de evitar proferir palavras de baixo calão (palavrões), meter-se em conspirações, fofocar, difamar as pessoas e conversações frívolas;
3º Estágio: o mais difícil de todos, não se resume apenas em deixar de comer, beber ou ter relações sexuais; também não se limita a não falar palavrões ou falar mal das pessoas; este estágio refere-se a controlar seus próprios pensamentos, deixar de pensar mal das pessoas, pensar "besteiras", alimentar pensamentos maléficos ou difamatórios; este estágio é extremamente difícil de ser alcançado.

Obviamente o primeiro estágio não apenas é o mais fácil como o primeiro a ser cumprido. E a propósito, eu só consegui cumprir o primeiro estágio.
Muçulmanas reúnem-se em mesquita para a quebra do jejum de Ramadã

Nenhum comentário:

Postar um comentário