terça-feira, 23 de julho de 2013

Al Ma'un - Os Obséquios

Capítulos curtos do Alcorão - Al Ma'un - Os Obséquios

Tradução e explicações do Prof. Samir El Hayek:

Neste capítulo de sete versículos Deus deixa claro que não basta apenas os atos exteriores da fé: não basta rezar e falar que se é muçulmano. É preciso praticar boas ações, ajudar as pessoas (prestar obséquios).
1- Tens reparado em quem nega a religião?
2- É aquele que repele o órfão,
3- E não estimula (os demais) à alimentação dos necessitados.
4- Ai, pois, dos praticantes das orações,
5- Que são descuidados quanto às suas orações,
6- Que as fazem por ostentação,
7- Negando-se, contudo, a prestar obséquios!

Explicações do Prof. Samir El Hayek:
Din pode significar:
1- O Julgamento que virá, a responsabilidade quanto ao mundo moral e espiritual, por todas as ações praticadas pelos homens;
2- A Fé, a Religião, os princípios do certo e do errado quanto às questões espirituais, as quais frequentemente entram em choque com as predileções ou os desejos egoísticos. Todas as desditas ocorrem porque o homem renega a Fé, ou responsabilidade futura, trata os desamparados com desprezo e leva uma vida arrogante e egoística.
A caridade - ou o amor - da pessoa, que faz com que os indigentes se alimentem, em detrimento de si própria, é uma forma de nobre virtude que está além do alcance de homens que estão acostumados a desencorajar ou proibir a virtude da caridade e da bondade nos outros.
A adoração não consiste apenas de uma mera forma de oração, sem estarem o coração e a mente aplicados com sinceridade na busca da conscientização da presença de Deus, da compreensão e realização da Sua Santa Vontade.
A questão da oração se refere aos que fazem-na sem sinceridade, para fazerem ostentação ante os demais, mas pouco se lembram de Deus.
Eles se omitem veementemente se os testamos com pequenos atos, como ajudarem os vizinhos ou de lhes prestarem caridade - as centenas de pequenas cortesias e bondades da vida cotidiana - e de lhes suprirem as necessidades, coisas que custam pouco mas significam muitíssimo para os necessitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário