quinta-feira, 18 de julho de 2013

Islamismo - 1ª Aula

Capítulo 1 – O que é o Islamismo:

            A palavra Islamismo, ou Islã, é de origem árabe e possui dois significados: o primeiro provém da palavra “Salam”, que significa “paz”; além disso, no sentido religioso, esta palavra significa “submissão”. Neste caso, a palavra Islamismo quer dizer “submissão à vontade de Deus”. Ao contrário do que a maioria imagina, o deus adorado no Islamismo é o mesmo adorado no Judaísmo e no Cristianismo. A palavra árabe para Deus é Allah (Al Lah = O Deus). Até mesmo os judeus e cristãos árabes chamam Deus de Allah.
Allah escrito em árabe

            Nos primeiros anos do Islamismo, Maomé e seus seguidores quiseram deixar bem claro a ideia de submissão apenas a Deus: a sociedade em Meca era submissa a uma miríade de deuses, um para cada dia do ano lunar. Em contraposição a este comportamento, os muçulmanos quiseram deixar claro que se submetiam, de forma integral, a apenas um Deus. Por isso chamaram sua religião de “islã”, submissão. Este nome causou, logo nos primeiros momentos, uma relação conflituosa com a sociedade local que, em geral, não era intolerante, desde que suas próprias crenças não fossem prejudicadas. No entanto, a colocação de submissão a apenas um Deus, ignorando os deuses tradicionais da cidade, era uma afronta à liderança de Meca, altamente dependente do culto aos deuses colocados na Caaba.
            O praticante do Islamismo é chamado de muçulmano, derivado da palavra árabe muslim, que significa “aquele que se submete à vontade de Deus”. Em algumas ocasiões, os muçulmanos também são chamados de islamitas, ou seguidores do Islamismo. No entanto, nunca devemos chamar os muçulmanos de maometanos, como por vezes podemos encontrar em alguns textos. Isto porque este nome (maometanos), poderia supor que os muçulmanos adoram o profeta Maomé: os cristãos recebem este nome por adorarem a Cristo. Uma vez que os muçulmanos não adoram Maomé da mesma forma que os cristãos adoram Cristo, não podemos chamá-los jamais de maometanos.
Muçulmanos se prostram perante Deus durante oração em uma mesquita

            Mas se muçulmano é aquele que se submete à vontade de Deus, como eles podem saber qual é a vontade de Deus? Existem duas formas para um muçulmano conhecer a vontade de Deus. No entanto, devemos lembrar que os muçulmanos acreditam que Deus é o único criador de todas as coisas que existem no Universo. Para se manter no caminho correto, os muçulmanos devem observar:
1-      Alcorão: o Alcorão é o livro sagrado dos muçulmanos: da mesma forma que a Torá é o livro sagrado dos judeus e os Evangelhos são sagrados para os cristãos, o Alcorão é o livro sagrado que os muçulmanos receberam de Deus. Algumas vezes podemos encontrar, ao invés de Alcorão, a palavra Corão. O correto é Alcorão, pois esta palavra significa “A Recitação” (Al Kuran, em árabe), ao passo que Corão significa apenas Recitação (Kuran), que pode ser qualquer recitação. Os muçulmanos acreditam que o Alcorão foi revelado por Deus, através do arcanjo Gabriel, diretamente para Maomé. Neste livro, Deus oferece aos humanos todas as leis e regras que eles devem seguir, além de explicar como o mundo foi criado e como ele é governado. Ao todo, são 114 capítulos, que em árabe recebem o nome de suratas ou suras. Este livro não foi revelado todo de uma só vez: os capítulos foram revelados ao longo dos 23 anos da profecia de Maomé. A primeira revelação feita a Maomé foi a seguinte:

“Recita, em nome do teu Senhor que criou;
Criou o homem de um coágulo.
Recita, que o teu Senhor é o mais Generoso,
Que ensinou através do cálamo,
Ensinou ao homem o que este não sabia”.
Surata Al Alac (O Coágulo, nº 96) – versículos de 1 a 5

Primeiros versículos do Alcorão a serem revelados ao profeta Mohammad



2-      Hadith: a palavra árabe Hadith significa “ditos e feitos”; neste caso específico, trata-se de todas os ensinamentos e ações de Maomé ao longo dos seus vinte e três anos de profecia. Por vezes as revelações do Alcorão eram enigmáticas para os primeiros muçulmanos, de forma que eles precisavam que Maomé explicasse através de palavras ou então através de ações como todos deveriam aplicar os ensinamentos do Alcorão no seu dia a dia. Portanto, os Hadith eram, na verdade, uma forma de se colocar em prática os ensinamentos contidos no Alcorão. Maomé sempre foi considerado o modelo de muçulmano a ser seguido e tudo foi registrado para que todas as gerações tivessem conhecimento de como deveriam agir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário