quinta-feira, 18 de julho de 2013

Al Ikhlass - A Unicidade

Capítulos curtos do Alcorão - 112º Capítulo - Al Ikhlass

Tradução e explicações do Prof. Samir El Hayek:

Este é um dos capítulos mais curtos do Alcorão, com apenas 4 versículos. No entanto, é aquele que sintetiza o espírito do Islamismo, destacando o Monoteísmo da religião. Neste capítulo estão pontuadas as divisões principais entre o Islamismo e o Cristianismo: a unicidade de Deus e o fato deste não ter filhos, uma vez que não é um "animal". A tradução do nome do capítulo para o português é "A Unicidade", e fala por si só a intenção de todo o capítulo. Vamos a ele:
O capítulo da Unicidade em árabe

1- Dize: ele é Allah, o Único!
2- Allah! O Eterno e Absoluto!
3- Jamais gerou ou foi gerado!
4- E ninguém é comparável a Ele!

Explicações do Prof. Samir El Hayek:
A natureza de Allah é-nos, aqui, indicada em poucas palavras, de maneira que possamos entender. As qualidades de Allah são descritas alternadamente, em inúmeros lugares e em inúmeras passagens do Alcorão. Aqui, é-nos ensinado a evitarmos as armadilhas em que os homens e as nações caíram, em variadas épocas, ao tentarem compreender Allah. A primeira coisa a notar é que a natureza de Allah é tão sublime, está tão além da nossa limitada concepção, que a melhor maneira pela qual nos podemos conscientizar d'Ele, sentirmo-Lo como uma Personalidade, é compreendê-Lo. Ele não é uma mera e abstrata concepção filosófica, que está próximo de nós; Ele vela por nós; nós devemos a nossa existência a Ele. Ademais, Ele é o Uno e Único Allah (Deus), o Uno e Único, a Quem devemos adorar; todas as outras coisas ou entidades em que ou em quem pudermos pensar são criaturas Suas, de maneira alguma comparáveis a Ele.
Ainda, Ele é Eterno, sem começo ou fim, é Absoluto, não limitado por tempo, lugar ou circunstância; é a Realidade perante a qual todas as outras coisas ou localidades são meras sombras ou reflexos. Ainda mais, não devemos pensar que Ele teve um filho ou um pai, porquanto isso seria querer imputar-Lhe qualidades materiais, ao formarmos um juízo d'Ele. Ainda, novamente, Ele não é igual a qualquer outra pessoa ou coisa que conhecemos ou que possamos imaginar; Suas qualidades e Sua natureza são únicas.
Dizer que Deus é Único nega a ideia do Cristianismo quanto à divindade do Pai, do filho unigênito e etc.
E ao falar que ninguém é comparável a Allah sintetiza-se todos os outros argumentos, admoestando quanto ao antropomorfismo, ou seja, a tendência a concebermos Allah segundo os nossos próprios padrões, tendência esta insidiosa, que se desenvolveu em todas as épocas, entre todos os povos.

2 comentários:

  1. David, nunca tive acesso a esse nível de informação sobre o Islamismo. Estou maravilhada com a reverência com que você vem "destrinchando" esse assunto, principalmente alusiva a explicação do Prof. Samir El Hayek sobre a sublimidade da incomparável natureza de Allah. Parabéns pelo blog!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Raquel, pelas palavras. Esta é minha intenção com o blog: é um ato de adoração a Allah, na medida em que tento tornar o Islamismo mais conhecido.

    Obrigado.

    ResponderExcluir