segunda-feira, 22 de julho de 2013

Métodos Contraceptivos no Islamismo: permitidos ou proibidos?

Razões válidas para se Evitar a Concepção:


A primeira razão válida para empregar algum método anticoncepcional é o temor de que a gravidez ou o parto possam pôr em perigo a vida ou a saúde da mãe; experiências passadas ou a opinião de um médico de confiança são as melhores guias para a determinação dessa possibilidade. Deus, o Altíssimo, diz:

"Não vos arruinais"! (2º capítulo, versículo 195).
"Não pratiqueis suicídio, porque Deus é Misericordioso para convosco". (4º capítulo, versículo 29).

Outra razão é o temor de que a responsabilidade de criar as crianças possa pressionar as condições da família a tal ponto que se possa ver tentado ou impelido a cometer algum ato ilícito para satisfazer as necessidades delas. Diz Deus:
"Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade". (2º capítulo, versículo 185).

Com isso, o temor de que a saúde ou a criação das crianças possa vir a ser penosa pode ser uma razão válida. Tendo Zaid como fonte, Muslim, em sua coletânea de memórias do profeta relatou que certo homem veio à presença do profeta dizendo: "Eu pratico coitus interruptus com minha esposa". "Por que o fazes"? - perguntou o profeta. Ele disse: "Temo pela criança dela", querendo dizer "pela prole dela". O profeta disse então: "Se a gravidez de uma mãe nutriz fosse prejudicial, teria causado danos aos persas e aos gregos".

Outra razão válida é o temor de que uma nova gravidez ou uma nova criança venham prejudicar a criança anterior que ainda estiver amamentando. O profeta desaconselhava as relações com uma mãe nutriz (que ainda está amamentando), pensando que a gravidez interromperia o leite e enfraqueceria a criança que está sendo amamentada.
Os métodos contraceptivos, como camisinhas e pílulas, são aceitos no Islamismo. No entanto, ato sexual só é permitido após o casamento

Nos nosso tempos tornaram-se disponíveis novos métodos anticoncepcionais que plenamente cumprem os objetivos pretendidos pelo profeta, isto é, proteger a criança que está sendo amamentada de possíveis danos resultantes de uma nova gravidez da mãe.

Para se evitar a concepção é necessário o consentimento da esposa (uma vez que as relações sexuais só são permitidas durante o casamento e somente com o cônjuge), porque ela tem direito tanto ao prazer do sexo com à decisão de se quer ou não uma criança.

Portanto ao mesmo tempo que permite o uso de métodos contraceptivos, o Islamismo não faz disso um passe livre para o sexo liberal: pode-se até evitar a gravidez, mas o sexo só pode ser feito com a esposa ou o esposo. Sexo fora do casamento é proibido no Islamismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário