sexta-feira, 19 de julho de 2013

A Mulher no Islamismo: Oprimidas ou Reconhecidas?

Qual é o papel das mulheres no Islamismo? Oprimidas ou Reconhecidas?

Muitas pessoas têm a visão de que a mulher é vítima de opressão no Islamismo. Seria isso verdade?

Qual o papel da mulher no Islã? 

De acordo com o Islamismo, a mulher deve ser tratada com dignidade e respeito. Ao contrário do que se pensa no Ocidente, o Islã, desde o seu surgimento, alçou a mulher a uma condição social e política que ela nunca teve na história da humanidade e que, mesmo no Ocidente, só veio a usufruir no século passado!
       Logo que apareceu, o Islã eliminou uma prática abominável que acontecia na Arábia pagã: meninas recém-nascidas, se não fossem do agrado do seu pai, eram enterradas vivas. Além disso, concedeu às mulheres o direito à herança e ao voto, isso já no século VII da era cristã. O Alcorão já revelava que tanto o homem quanto a mulher têm direito ao Paraíso, se agissem de forma piedosa. A título de exemplo, lembremo-nos que na Inglaterra, até o século XIX, discutia-se em alguns círculos cristãos se a mulher possuía alma.
       Um célebre hadith do Profeta Mohammad (A.S.) cita que  "O amor à mulher é parte da moral dos Profetas". Outro dito do Profeta lembra que "O Paraíso repousa sob os pés das mães". Reza ainda a tradição islâmica que quando sua filha Fátima chegava, o Profeta corria para ela e lhe dizia: "Que a paz esteja contigo, mãe de teu pai!".
       Quando quer denegrir a imagem do Islã, a mídia ocidental estampa nos jornais e nas telas de TV as mulheres muçulmanas usando o hijab, ou véu. Lembremo-nos que a Virgem Maria, símbolo maior de castidade e pureza para todos nós, cristãos e muçulmanos, sempre é retratada usando véu. Para serem recebidas em audiência por sua Santidade o Papa, as mulheres devem cobrir a cabeça; e  até há pouco tempo as mulheres iam às igrejas com as cabeças cobertas.
       O traje usado pelas mulheres muçulmanas, em lugar de sinal de opressão, é símbolo da sua liberdade. No mundo islâmico, ela é admirada mais pelo seu caráter e piedade do que pelas formas do seu corpo. Os muçulmanos não concordam com a exploração da imagem feminina no Ocidente, onde a opressão à mulher esconde-se sob o disfarce da "liberdade" e onde, infelizmente, a figura feminina é usada para vender bebidas alcoólicas, automóveis, cigarro, discos, artigos de vestuário e para incentivar o erotismo.

O uso do véu (hijab) ajuda as mulheres a não serem vistas apenas como um pedaço de carne

Por causa de sua vestimenta, a mulher muçulmana acaba chamando atenção, mais precisamente por causa do lenço, principalmente em cidades onde a comunidade muçulmana é considerada minoria. Sendo assim, não poderão ocorrer restrições nas empresas ou instituições em relação à sua vestimenta? Qual o posicionamento que deve ser tomado pela mulher muçulmana neste caso? 

Na realidade, a resposta para esta questão deve levar em conta os detalhes das situações destas pessoas que têm a possibilidade de enfrentar tais casos. Mas, e principalmente, a mulher muçulmana  deve praticar todas as leis e doutrinas religiosas onde ela puder, e não é permitido que a sua prática, ou algo relacionado a ela sejam ameaçados. Por exemplo: a prática do jejum no mês do Ramadã é obviamente obrigatória, mas se esta prática prejudica a saúde daquele que jejua (ameaçando a vida dele), neste caso,  não é permitido  praticar o Jejum. Então, o caso de  a vestimenta Islâmica chamar atenção não é uma justificativa que permita à mulher muçulmana tirar esta vestimenta. Mas, se a mulher precisa realmente  trabalhar em uma função  de sua especialidade e esta função não permite que  ela use a vestimenta Islâmica, e  não havendo outra  alternativa para trabalhar, ou não há outros recursos para sustentar-se dignamente, daí, então,  a lei Islâmica considera estas situações rigorosas e permitirá a esta mulher o não uso da vestimenta Islâmica tradicional.

Muçulmanas rezando: devido aos movimentos da oração, as muçulmanas rezam separadamente

A mulher solteira poderá participar de festividades e celebrações, religiosas ou não, sozinha, isto não denigre sua imagem? 

Primeiramente temos que analisar o ambiente onde será realizada tal festividade. Caso seja uma confraternização entre amigos, ou uma festa (de libertinagem, por exemplo) deve observar se não há elementos ilícitos no local, como álcool, alimentos proibidos por Deus, músicas impróprias, etc. Estes cuidados devem ser observados sempre, sejamos solteiros ou casados. Caso a reunião seja de cunho religioso, social, político, humanitário, entre outros. Então não haverá problema algum para uma jovem solteira em participar.
       A regra em suas participações nos atos sociais ou outros é que ela deve  proteger-se com seus hábitos, suas atividades e seus movimentos. Neste caso, deve fazer uma auto-avaliação sobre estas participações. E isso não é aplicável  apenas para uma muçulmana e sim também par o muçulmano. Onde ele pode ir,  quais amigos e companheiros deve escolher para acompanhá-los.





Nenhum comentário:

Postar um comentário