quinta-feira, 25 de julho de 2013

As Regras do Casamento Islâmico

Com quem os muçulmanos podem se casar?

Todos os homens e mulheres estão aptos a se casarem com os muçulmanos?

O casamento é uma parte muito importante na vida dos seres humanos, e o Alcorão não deixa de mencionar as regras e os tratamentos que o marido e a esposa devem se tratar mutuamente. Regras relacionadas à escolha, ao dote, às relações sexuais, ao divórcio e à herança são muito importantes e detalhadas. Já foi mencionado anteriormente neste blog que a mulher tem direito a escolher seu noivo e também deve ser consultada a respeito dos pretendentes que a família porventura queira lhe dar. Foi mencionado também que o divórcio é uma prática válida, embora não encorajada, entre os muçulmanos, sendo que mesmo as esposas podem pedir o divórcio caso não estejam felizes em seus casamentos. A questão do dote, que também garante um sustento e garantia da esposa em caso de divórcio pedido pelo marido também foi citado. Agora uma outra questão importante a ser mencionada é a respeito da licitude de um homem ou uma mulher para se casar com outras pessoas: será que os muçulmanos só podem se casar com muçulmanos? Todos os tipos de pessoas, de todas as religiões, podem ser noivos e noivas de muçulmanos?

Tanto para a primeira quanto para a segunda pergunta a resposta é não: não há obrigatoriedade de que os muçulmanos só podem se casar com outros muçulmanos; outrossim, nem todas as pessoas podem ser tomadas como esposas ou maridos do muçulmanos. Vamos explicar melhor:

1- Não existe exclusivismo no Islamismo: embora seja recomendado que muçulmanos se casem preferencialmente com muçulmanos, não há uma proibição formal no Alcorão ou nas falas do profeta Mohammad que obrigue o casamento exclusivo no Islamismo. Ainda que em caso de escolha a mulher muçulmana e o esposo muçulmano tenham preferência, não há uma regra ou lei exigindo que os noivos sejam muçulmanos;

2- Casamento com pessoas dos povos dos Livros: a referência aos povos dos Livros é muito corriqueira no Alcorão, em várias partes. Ela se refere aos judeus e aos cristãos, os povos que também receberam livros revelados por Deus antes dos muçulmanos (a Torá e os Evangelhos). Portanto, para os muçulmanos, o casamento também é permitido com as judias e as cristãs, ainda que a preferência deva ser para as muçulmanas. Assim sendo, os muçulmanos não podem se casar com as ateias ou as mulheres adeptas de religiões politeístas, ou seja, que adorem mais de uma divindade ou uma divindade diferente da dos judeus, cristãos e muçulmanos. Mas esta permissão está restrita aos homens muçulmanos, não às mulheres. Por quê?

3- As muçulmanas só podem se casar com muçulmanos: enquanto os homens muçulmanos podem se casar com judias e cristãs, além das muçulmanas, as mulheres islâmicas, por outro lado, só podem se casar com os muçulmanos. Mas que machismo, não é mesmo? Nada disso, há uma explicação para isso: em questões de religião, um marido que não seja muçulmano dificilmente toleraria que sua esposa cumprisse os ditames da religião islâmica, sendo mais fácil ele tentar impedi-la ou levá-la para sua própria religião. Sendo assim, enquanto o homem muçulmanos, casando-se com uma não-muçulmana dificilmente se sentiria impelido a deixar de praticar o Islamismo (podendo até mesmo trazer sua esposa para o Islamismo), a esposa muçulmana, se se casasse com um não-muçulmano seria impedida de praticar o Islamismo (de feita que perderia-se uma muçulmana). E como, geralmente, a religião é transmitida aos filhos mais pela mãe do que pelo pai, é importante salvaguardar a crença muçulmana das mulheres da religião.

Todos estes preceitos tem por base o Alcorão, ou seja, as revelações de Deus. Não são fruto da mente de Mohammad ou dos achismos dos muçulmanos, mas  determinações divinas, que são as bases do Islamismo.

9 comentários:

  1. Subjugação da mulher de outra religião, proteção da mulher da religião do Islã... Andre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre: não se trata de subjugar mulheres de outras religiões, até porque a liberdade de religião é garantida às esposas não-muçulmanas: para você ter um exemplo prático, minha esposa não é muçulmana e nem por isso ela é subjugada ou eu tentei ou obriguei que ela se convertesse. Ela tem total liberdade de querer manter sua fé ou converter-se ao Islamismo.
      E quanto à proteção das mulheres muçulmanas, isto é algo óbvio: qual fé não deveria proteger suas mulheres?

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Alem do dote o mulcumano tem que dar coisa na familia em que parte do alcorão esta

    ResponderExcluir
  7. Um homem muçulmano pode ter relações sexuais antes de casar? Ele também pode optar por nunca se casar?

    ResponderExcluir
  8. Acontece alguma "punição" se um muçulmano se casar com uma ateia?

    ResponderExcluir