quinta-feira, 25 de julho de 2013

Al Fil - O Elefante

Capítulos curtos do Alcorão - 105º Capítulo - Al Fil - O Elefante

Tradução e explicações do Prof. Samir El Hayek:

Este curto capítulo do Alcorão, com apenas cinco versículos, continua a bater na tecla das benesses que Deus concedeu aos muçulmanos - e aos homens - e que por conta disso eles devem ser gratos, lembrando-se dessas benesses e prestando graças a Deus, não apenas através de orações, mas também de boas ações.

1- Não reparaste no que o teu Senhor fez com os possuidores do elefante?
2- Acaso, não desbaratou Ele as suas conspirações,
3- Enviando contra eles um bando de criaturas aladas,
4- Que lhes arrojaram pedras de argila endurecida,
5- E os deixou como plantações devastadas pelo gado?

Explicações do Prof. Samir El Hayek:
Não reparaste? - com a tua visão mental. O incidente aconteceu no mesmo ano do nascimento do profeta, mais ou menos dois meses antes. Uma tropa da Abissínia invadiu Meca com o intuito de destruir a Caaba. No entanto, para proteger o seu templo sagrado, Deus enviou uma tropa de pássaros que carregavam em seus bicos pedaços de pedra e, do céu, soltavam estas pedras diretamente na cabeça dos inimigos e dos elefantes, salvando assim Meca e a Caaba.
Este é um exemplo do que será feito daqueles que desobedecerem e desafiarem Deus, mesmo que por um momento apareça que são mais poderosos e tenham mais sucesso. No final do tempo estabelecido por Deus, não importa quanto seja, os inimigos de Deus serão destruídos e aqueles que perseverarem na verdadeira fé e lutarem pela causa de Deus serão vitoriosos. Esta luta pela causa de Deus ocorre em todos os sentidos, não apenas em uma batalha propriamente dita: uma pessoa que luta contra seus vícios já está lutando pela causa de Deus.
Este capítulo deixa bem claro, mais uma vez, que Deus sempre vem em socorro daqueles que n'Ele creem. Não podemos:
1- Desesperarmo-nos e esquecermos de pedir apoio e orientação de Deus;
2- Esquecermo-nos de agradecer a Deus e a sermos caridosos, após o nosso triunfo;

Nenhum comentário:

Postar um comentário