terça-feira, 16 de julho de 2013

An Nass - A Humanidade

Capítulos curtos do Alcorão e sua explicação - 114º Capítulo:

Tradução e explicações do Prof. Samir El Hayek:

O último capítulo do Alcorão chama-se An Nass, ou "Os Humanos". Refere-se à criação mais importante de Deus no Universo, a quem Ele deu a faculdade do livre-arbítrio, ou seja, a escolha de fazer o que quer, mas sabendo que vai arcar com os resultados de sua escolha. Na imagem abaixo apresento o capítulo em árabe, para aguçar a curiosidade e observar a beleza da grafia original. A tradução e respectiva explicação vem depois. Boa leitura:

114º Capítulo - An Nass - "Os Humanos":
1- Dize: Amparo-me no Senhor dos humanos,
2- O Rei dos humanos,
3- O Deus dos humanos,
4- Contra o mal do vil, que sussurra,
5- Que sussurra aos corações dos humanos,
6- Entre gênios e humanos!

Explicações do Prof. Samir El Hayek:
A relação do homem com Allah pode ser vista sob três aspectos:
1- Allah é o seu Senhor, Criador e Velador; Allah o sustenta e vela por ele; Ele o provê com todos os meios para o seu crescimento e desenvolvimento, bem como para a sua proteção contra o mal;
2- Allah é o seu rei ou governante; mais do que qualquer rei terreno, Allah está investido da autoridade de guiar a conduta do homem e de conduzi-lo por caminhos que lhe proporcionarão o bem-estar; Ele ainda lhe concedeu leis;
3- Allah é Aquele a quem a humanidade retornará, para prestar contas de todos os seus feitos nesta vida. Allah será o juiz; Ele é a Meta do Mundo Futuro, e o Único Ser merecedor de adoração, por parte do homem, em qualquer época. Por causa de todos esses fatores, o homem precisa e deve procurar a proteção de Allah, contra o mal.

Esta última cláusula (o sussurro das pessoas vis e dos gênios maus em nossos ouvidos) amplia a descrição das fontes através das quais os sopros do mal podem emanar; podem ser homens que podemos ver ou espíritos invisíveis que agem intimamente. Quanto mais nos colocamos sob a proteção de Allah e n'Ele confiamos, menos mal tocará na nossa essencial vida íntima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário