domingo, 14 de julho de 2013

Como as mulheres são vistas no Islamismo?

Passagens nas quais as mulheres são citadas no Alcorão:


Ao longo de todo o Alcorão as mulheres são citadas inúmeras vezes, tanto para descrever como elas devem se comportar quanto como os homens devem tratar as mulheres. Seja como esposas, mães, irmãs ou companheiras, sempre se cita como elas devem se portar, como devem ser tratadas e etc. Vamos às passagens nas quais elas são citadas:

2º Capítulo - Al Bácara - versículos 222 e 223:
"Consultar-te-ão acerca da menstruação; dize-lhes: É uma impureza. Abstende-vos, pois, das mulheres durante a menstruação e não vos acerqueis delas até que se purifiquem; quando estiverem purificadas, aproximai-vos então delas, como Allah vos tem ordenado, porque Ele estima os que se arrependem e cuidam da purificação. Vossas mulheres são vossas sementeiras. Desfrutai, pois, da vossa sementeira, como vos apraz; porém, praticai boas obras antecipadamente, temei a Allah e sabei que comparecereis perante Ele. E tu (ó Mensageiro), anuncia aos crentes (a bem-aventurança)".

4º Capítulo - An Nissá - versículo 1:
"Ó humanos, temei a vosso Senhor, que vos criou de um só ser, do qual criou a sua companheira e, de ambos, fez descender inúmeros homens e mulheres. Temei a Allah, em nome do Qual exigis os vossos direitos mútuos e reverenciai os laços de parentesco, porque Allah é vosso Observador".

4º Capítulo - An Nissá - versículos 15 e 16:
"Qunto àquelas, dentre vossas mulheres, que tenham incorrido em adultério, apelai a quatro testemunhas, dentre os vossos e, se estas o confirmarem, confinai-as em suas casas, até que lhes chegue a morte ou que Allah lhes trace um novo destino. E àqueles, dentre vós, que cometerem adultério (homens e mulheres), puni-os; porém, caso se arrependam e se corrijam, deixai-os tranquilos, porque Allah é Remissório, Misericordioso".

24º Capítulo - An Nur - versículos 23 ao 26:
"Em verdade, aqueles que difamarem as mulheres castas, inocentes e crentes, serão malditos neste mundo e, no Outro, sofrerão um severo castigo. Dia virá em que suas línguas, suas mãos e seus pés testemunharão contra eles, pelo que houverem cometido. Nesse dia Allah os fará pagar pelo que merecerem, e então saberão que Allah é a Verdade manifesta. As despudoradas estão destinadas aos despudorados, e os despudorados às despudoradas; as pudicas aos pudicos e os pudicos às pudicas. Estes últimos não serão afetados pelo que deles disserem; obterão indulgência e um magnífico sustento".

24º Capítulo - An Nur - versículos 30 e 31:
"Dize aos crentes que recatem os seus olhares e conservem os seus pudores, porque isso é mais benéfico para eles; Allah está bem inteirado de tudo quanto fazem. Dize às crentes que recatem os seus olhares, conservem os seus pudores e não mostrem os seus atrativos, além dos que (normalmente) aparecem; que cubram o colo com seus véus e não mostrem os seus atrativos, a não ser aos seus esposos, seus pais, seus sogros, seus filhos, seus enteados, seus irmãos, seus sobrinhos, às mulheres suas servas, que suas mãos direitas possuem, seus criados isentos das necessidades sexuais, ou às crianças que não discernem a nudez das mulheres; que não agitem os seus pés, para chamarem a atenção sobre seus atrativos ocultos. Ó crentes, voltai-vos todos, arrependidos, a Allah, a fim de que vos salveis"!

60º Capítulo - Al Mumtahana - versículos 10 ao 12:
"Ó crentes, quando se vos apresentarem as refugiadas crentes, examinai-as, muito embora Allah conheça a sua fé melhor do que ninguém; porém, se as julgardes crentes, não as restituais aos incrédulos, porquanto elas não lhes cabem por direito, nem eles a elas; porém, restituí o que eles gastaram (com os seus dotes). Não sereis recriminados se as desposardes, contanto que as doteis; porém, não vos apegueis à tutela das incrédulas, mas exigi a restituição do que gastastes no seu dote; e que (os incrédulos), por sua vez, exijam o que gastaram. Tal é o juízo de Allah, com que vos julga, porque Allah é Sapiente, Prudentíssimo. E se alguma das vossas esposas fugir para os incrédulos e tiverdes acesso (a alguns despojos deles), restituí àqueles cujas esposas houverem fugido o equivalente ao que haviam gasto (com seus dotes). E temei a Allah, em Quem credes. Ó Profeta quando as crentes se apresentarem a ti, jurando-te fidelidade, afirmando-te que não atribuirão parceiros a Allah, não roubarão, não fornicarão, não serão filicidas, não se apresentarão com calúnias que inventarem, nem te desobedecerão em causa justa, aceita, então o seu compromisso e implora, para elas, o perdão de Allah, porque Allah é Indulgente, Misericordioso".

Adicione-se a isso que o 4º capítulo do Alcorão chamasse An Nissá, ou seja, As Mulheres. E a única mulher que é citada pelo nome no Alcorão é Maria, mãe de Jesus, que tem um capítulo com seu nome, chamado Mariam, o 19º do Alcorão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário