domingo, 28 de julho de 2013

Al 'Asr - A Era

Capítulos curtos do Alcorão - 103º Capítulo - Al 'Asr - A Era

Tradução e explicações do Prof. Samir El Hayek:

Este capítulo do Alcorão também é muito curto, com apenas três versículos. Ele alerta o homem que, não fosse a orientação de Deus, este estaria perdido. Aliás, todos aqueles que não se pautam pela obediência a Deus estão perdidos, ainda que pareçam levar uma "boa vida". Apenas aqueles que praticam o bem, fazem uso da verdade e são pacientes estarão salvos da perdição.

1- Pela era,
2- Que o homem está na perdição,
3- Salvo os crentes, que praticam o bem, aconselham-se na verdade e recomendam, uns aos outros, a paciência!

Explicações do Prof. Samir El Hayek:
Asr pode significar:
1- O Tempo, através das eras, ou um longo período, que nesse caso se aproxima da ideia abstrata do Tempo (Dahr), que algumas vezes foi deificado pelos árabes pagãos;
2- Ou a tardezinha, da qual a oração canônica Asr toma o nome.
O uso místico de ambas as ideias é compreendido aqui. É feita uma referência ao Tempo, como uma das criações de Deus, a respeito do qual todos sabem algo, mas cujo significado exato ninguém sabe, plenamente, explicar. O tempo é inexorável e destrói todas as coisas materiais.

Se a vida for considerada sob a metáfora de uma transação comercial, o homem, buscando esse ganho material, sairá perdendo. Quando, à tarde, ele fizer as contas do dia, estas mostrarão a perda. Elas apenas mostrarão lucros se ele tiver fé, levar uma vida decente e contribuir para o bem-estar social, encorajando outras pessoas a seguirem a Senda da Verdade e da Constância. A fé é a sua arma com a qual ele se previne quanto aos ferimentos do mundo material; e o seu viver descente é a sua contribuição para a positiva ascensão espiritual.

Se ele fosse viver apenas para si mesmo, não iria cumprir com todo o seu dever. Qualquer coisa de bom que ele possua, especialmente quanto à moral e vida espiritual, deverá disseminá-la entre os seus irmãos, para que eles vejam a Verdade e fiquem na expectativa, em paciente esperança e firme constância, em meio a todas as tempestades e vicissitudes da vida exterior; porque tanto ele como seus irmãos terão então obtido a paz interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário